2020-08-31 0 comentários especialista covid

O clínico geral é um profissional da medicina com amplo conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano em seu conjunto. Ele é responsável por prevenir, acompanhar e diagnosticar possíveis problemas de saúde em seus pacientes.

O trabalho dele pode ser entendido como identificar sintomas, pedir e analisar exames, prescrever medicamentos, encaminhar pacientes para especialistas adequados e tratar doenças que não necessitam de intervenções cirúrgicas. 

Normalmente, é o primeiro médico que qualquer pessoa consulta quando está com algum problema. O clínico geral precisa ter consciência e conhecimento necessário para não encaminhar problemas simples para as outras especialidades e evitar a realização de exames desnecessários.

Uma curiosidade: de acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o clínico geral pode diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde.

Entre as ações que podem ficar em suas mãos, citamos as seguintes:

Revisão (check-up);
Diagnósticos; 
Solicitação de exames; 
Prescrição de medicamentos;
Avaliação pré-atividades físicas;
Tratamento de hipertensão e diabetes;
Micoses da pele e alergias;
Infecção pulmonar;
Alterações de tireoide;
Depressão e transtornos de ansiedade;
Infecção intestinal;
Anemias;
Indicação de vacinas; 
Controle de colesterol.

O principal diferencial em ser atendido por um clínico geral é que ele pode acompanhar o paciente por muitos anos, pois conhece seu histórico e, muitas vezes, cruza dados de eventuais problemas de saúde com o estado psicológico e decorrente de relações familiares. Afinal, ele tem uma compreensão mais ampla do paciente.

Outra importante atribuição desse médico é assessorar os pacientes cuja saúde é muito debilitada e, por isso, são tratados por muitos especialistas ao mesmo tempo. O clínico geral consegue pôr ordem nas condutas médicas e nas medicações que são ministradas.